- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:natura futura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge de uma série de intervenções dentro da cidade, onde se propõe trabalhar junto a empreendedores jovens em espaços subutilizados ou abandonados, apostando na visão da arquitetura como elemento de reativação e geração de novas experiências.
Localizado na cidade de Babahoyo, Los Rios, Equador, Canteria busca estabelecer uma intermediação de encontros entre a população, reativando um terreno vazio e transformando-o em um restaurante familiar, tendo como objetivo principal tornar-se um elemento de circunstâncias e de conjuntura com a cidade.
O projeto se define por três espaços principais, o pátio de pé direito duplo que configura a parte externa junto ao jardim vertical, o térreo que contém os serviços complementares (cozinha, banheiros e espaços de armazenamento) e o bar, além do pavimento superior junto a uma varanda que se vincula diretamente com o pátio, protegido pela cobertura translúcida e peças de madeira que funcionam como estrutura junto às vigas de metal.
Utilizando mão de obra e materiais locais como a madeira, o tijolo e a pedra de rio, a intenção é resgatar a reinterpretação da forma como os utilizamos, dignificando e potencializando esses elementos com usos novos.
O grande objetivo desse projeto é criar uma resposta utilizando o comércio urbano com diferentes estratégias, como a aplicação de princípios de desenho sustentável, que siga no processo de busca por novas maneiras de questionarmos a possibilidade de ter uma solução de cidade mais próxima à realidade, às nossas tradições e à otimização de recursos.